quinta-feira, 31 de maio de 2012

Solucionática - O gol do Danilinho


Por Victor Coelho

No livro Veneno Remédio: o futebol e o Brasil, José M. Wisnik destaca a ideia de que o futebol se distinguiria de outros esportes coletivos (como basquete ou vôlei) por conta da maior dinâmica do jogo: jogadas mais imprevisíveis (comparar com as jogadas do vôlei, onde se destaca mais a eficiência na execução de jogadas-modelo), não limitadas pelo tempo máximo de conclusão de jogada de ataque (como é no basquete). Somente o futebol permite mais que simplesmente dizer como foi a eficiência dos times ou sobre quem fez muitas cestas de três ou a enterrada mais brutal: o futebol permite que se conte histórias sobre o jogo, onde uma análise pode se configurar numa crônica, por exemplo.

No caso do último jogo do Galo, vitória de 1 x 0 sobre o Corinthians pela segunda rodada do Brasileirão de 2012, o gol de Danilinho me lembrou da imprevisibilidade, de uma maneira que me fez pensar também, novamente, no futebol como um tipo de arte, sem cair no clichê do “futebol arte x futebol feio” (falsa polarização pois defender em bloco também é um tipo de arte tanto quanto um drible fenomenal). 

O jogo era bastante disputado, o Corinthians – time encardido pelo entrosamento e pela moral de ser o atual campeão brasileiro e semifinalista da Libertadores – considerado favorito mesmo jogando contra o campeão mineiro invicto, na casa do adversário. O Corinthians não conseguia impor o domínio do jogo, mas chegava com mais perigo. Jogo tenso e bastante disputado, com defesas levando vantagem sobre os ataques. Tudo poderia acontecer.


E algo aconteceu. O time do Galo foi para o ataque, a bola no campo do Corinthians, até que chega aos pés do zagueiro Réver, que vê o baixinho Danilinho se livrando da marcação, na entrada da área. Como autêntico armador - que o time carece - faz passe de categoria, pelo alto, pegando a defesa do Corinthians desprevenida, incluindo o goleiro Cássio, de quase dois metros de altura.
Enquanto a bola percorria sua trajetória pelo ar, expectativa. O que faria Danilinho? Tentaria dominar a bola com o peito para depois tentar o chute, quando certamente daria tempo de o(s) zagueiro(s) ou o goleiro chegarem na marcação? Tentaria tocar de cabeça para um companheiro? Chutar para o gol de primeira seria muito difícil por conta da trajetória da bola, ao mesmo tempo descendente e alta, o que por sua vez, além de impossibilitar o chute de primeira, também impedia uma cabeçada firme. A expectativa naqueles longos segundos era aumentada pela dúvida pela posição do meia-atacante: estaria impedido?


Então o inesperado. Danilinho tranquilamente espera a conclusão do passe, observando a bola. Afasta-se para trás para que sua posição corresponda com a trajetória da bola. Mental e instintivamente calcula sua (da bola) velocidade, peso, sua distância (a dele próprio) com relação ao gol. Então, quando a bola chega, uma leve cabeçada, e apesar da pouca distância entre jogador e gol, a bola sobe de novo ao ar e encobre o gigante Cássio, que apenas observa, semiagaixado, estupefado e rendido, a bola fazer o caminho descendente para encontrar a rede. Delírio da Massa.


Naquela pequena fração de tempo, Danilinho, que ainda apresentava um futebol aquém do que se espera dele, tornou-se um gigante pelo autodomínio, confiança, foi manipulador das leis da física, senhor da matéria de seu corpo e da bola, foi o gênio criador, ponto metafísico naquele microcosmo formado por arquibancadas, gramado, traves, por corpos e mentes na disputa entre dois times. Provou que o futebol é uma maravilha, apesar do esforço que fazem para estragá-lo. 




3 comentários:

  1. GAAAAALOOOOOOO!!!!

    Aquele gol foi uma delííííícia!!!

    E provou duas coisas: O Rever realmente pode ser um grande jogador, de seleção inclusive, só precisa "baixar a bola" um pouco, he he, mas pode continuar dando aqueles lindos passes!
    E Danilinho, sabemos que não é uma Brastemp, mas é decisivo e tem personalidade pacas! Joga mal jogos inteiros, mas não é de por a mão na cintura e não baixa a cabeça pra ninguém (recentemente declarou que não está nem aí pro que comentaristas de TV falam sobre ele...)

    Abraços para Doctor Victor,
    Lucas Jorio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo e companheiro de boteco, incluindo boteco com jogo do Galo hehe

      Verdade, Réver é excepcional e acho que não cometerá mais momentos lamentáveis como aquele que resultou no terceiro gol do time maria ano passado. Concordo sobre o Danilinho, fora que, como você comentou comigo durante o jogo, ele joga com dedicação ao time, ajuda na marcação e no jogo contra a Ponte ele ajudou a liberar o ataque caindo pela direita e puxando marcação. Mas seria bom ele voltar a ser também aquele bom construtor de jogadas de ataque e finalizador, como foi nesse lance do gol.

      E o mais importante é mesmo a atitude do time que voltou a ser a de no mínimo honrar a camisa, tendo postura de time grande que o CAM precisa voltar a ser.

      abraço

      PS: e ce viu que citei o livro que você me deu de presente, né, hehe

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gingaê!