quarta-feira, 28 de março de 2012

Assistência - Passes pra gol da semana - 28/03


Dicas de leituras, Cinema, Livros que são verdadeiros passes açucarados pro gol de placa da sua mente. Passes pro delirar da geral da inteligencia, informações, dicas, deleites.


Vai, é só fazer!






"O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia"



Autor de centenas de frases célebres, Millôr Fernandes também já deu seus pitacos futebolísticos. Sobre outros esportes também. Aqui vai uma pequena lista de suas pérolas.

Onde? No Jornalheiros





Escreveu Nelson Rodrigues que “a mais sórdida pelada é de uma complexidade shakespeariana”. Mas Nelson não foi o único a reunir, no mesmo campo, a literatura e o futebol. A lista de escritores que usaram a bola, os clubes e os times futebolísticos como tema é bastante extensa. Em Millôr definitivo – a Bíblia do caos, que a L&PM publica em formato especial, o genial Millôr Fernandes transcorre seus pensamentos sobre os mais variados assuntos, entre eles, claro, o futebol. Vamos combinar que, em tempos de Copa do Mundo, essa é uma leitura perfeita.


Onde? No Blog da L&PM



Documentário sobre o cenógrafo e diretor teatral Gianni Ratto, nascido na Itália em 1916 e radicado no Brasil desde 1954. Acompanhado de sua filha, Gianni refaz o percurso geográfico de sua vida, passando por Gênova, Milão, Florença, São Paulo e Rio de Janeiro, visitando lugares e pessoas que marcaram sua trajetória. A cada encontro vivido, no decorrer do percurso, Gianni fala de seus trabalhos e revela as idéias de quem não só executa mas pensa o teatro sob a perspectiva de um humanista.

O Documentáiro contém depoimento do Grande Millôr Fernandes




Em alguns milhares de frases temos uma amostra da produção de mais de meio século deste que é um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos. Tendo passado por praticamente todos os meios de expressão (jornalismo, humor, desenho, pintura, poesia, teatro, cinema), Millôr Fernandes, nos últimos 60 anos, deixou sua marca definitiva na história, na arte e na imprensa brasileira. Cético, irreverente, sempre moderno, participou de todos os movimentos de renovação cultural dessas décadas, foi alvo de perseguição, censura sistemática e, no entanto, construiu uma obra invejável pela extensão e pela qualidade: mais de 100 peças de teatro (entre traduções, textos originais e colagens), presença constante na imprensa semanal e diária (O Cruzeiro, Pif-Paf, O Pasquim, Veja, IstoÉ, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo etc.), exposições de pintura e desenhos, roteiros de filmes, letras de músicas, participação em shows musicais, na televisão, dezenas de livros publicados e mais o site www2.uol.com.br/millor/.

Aqui estão reunidas 5.299 frases escritas e proferidas todo esse tempo. Nesta 15ª. edição que a L&PM Editores publica em formato e acabamento especiais, foram incluídas 157 frases selecionadas da produção recente de Millôr Fernandes.

Trata-se de um fantástico conjunto de preciosidades intelectuais. Aos milhares de admiradores do autor podemos garantir que Millôr Definitivo é uma síntese (!) do pensamento de Millôr Fernandes. Frases que narram a nossa história recente e traduzem de maneira genial o que se viu, sonhou, sofreu e vibrou nestas últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gingaê!