terça-feira, 20 de março de 2012

Assistência - Passes pra gol da semana

Dicas de leituras, Cinema, Livros que são verdadeiros passes açucarados pro gol de placa da sua mente. Passes pro delirar da geral da inteligencia, informações, dicas, deleites.

Vai, é só fazer!




Na Lei da Copa, cerveja ainda é questão de soberania nacional. Beberam?

O deputado federal Gilmar Tatto, do PT, afirmou à rádio Estadão ESPN que a Lei Geral da Copa será aprovada e sua expectativa é que isso ocorra ainda nesta semana. Na entrevista, relatou a dificuldade do acordo, o que relata parte do fiasco da articulação do governo, especialmente em aceitar a venda de bebidas alcoólicas nos estádios no período do Mundial.

Essa é só uma parte do fracasso. Há outra muito mais grave: ninguém se lembra como e por que a cerveja foi proibida nosm estádios.




Contrariando Eclesiastes


É óbvio que esta culta e religiosa plateia, apreciadora de uma boa exegese, sabe que o lento processo civilizatório baiano foi erigido a partir da seguinte e retórica indagação largada por Eclesiastes há mais de doismilanos. Às aspas. “Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?”(Sentiu a pancada, herege? Então, vá fumar um cigarro e retorne, pois hoje vai ser fenomenologia pra mais de metro.)

Onde? No Impedimento

Dica de Filme: O Milagre de Berna (Critica do Site Adoro Cinema)



Dois eventos marcaram a história da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial: a queda do Muro de Berlim e a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecido como o milagre de Berna, numa referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças do jogo, que deu à Alemanha seu 1º título mundial, são mostradas através da família Lubenski, que vive na pequena cidade de Essen-Katernberg.



Dica de Livro: Gigantes do Futebol Brasileiro (resenha do site Universidade Aberta do Futebol Brasileiro)


A obra que virou referência da literatura esportiva em 1965 e mostra os perfis de 21 craques brasileiros ganhou uma nova edição.

Com ilustrações de Ique, ela chega aos leitores com atualizações importantes: inclusões dos perfis de Didi, bicampeão mundial com o Brasil em 1958 e 62, e de Ademir Menezes, artilheiro da Copa do Mundo de 1950. Ausências na edição original reconhecidas como erros por João Máximo.

"Didi foi uma falha universal, unânime. Mas o Ademir foi uma falha pessoal minha. Porque foi um jogador da minha geração, (do meu tempo) de adolescente. Foi um ídolo do futebol brasileiro da ocasião. E uma figura humana maravilhosa", disse o jornalista.

Outros craques que atuaram após 1965 também mereceram inclusão no seleto grupo, como Zico, Falcão, Romário e Ronaldo.

A edição 2011 apresenta perfis de Freidenreich, Fausto, Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Tim, Romeu, Zizinho, Heleno de Freitas, Ademir, Danilo Alvim, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Pelé, Gerson, Rivellino, Tostão, Falcão, Zico, Romário e Ronaldo.

Em relação ao livro de 65, a única exclusão foi a de Jair Rosa Pinto, titular da seleção brasileira no Mundial de 50. Devido à falta de autorização da viúva do ex-jogador.

Marcos de Castro contou como surgiu a ideia de elaborar a atualização do livro.

"Nasceu em um dia que olhei para estante e vi o livro envelhecido. Achei que podia merecer uma nova edição. Então, levei para Luciana Villas-Boas, executiva da editora Record, que se entusiasmou pela ideia. Depois, levei o João Máximo e tivemos uma longa conversa. Acertamos novas figuras. O que não esperava é que ficasse tão rica, bonita e toda colorida", disse Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gingaê!