terça-feira, 13 de março de 2012

Assistência - Passes pra gol da semana

Dicas de leituras, Cinema, Livros que são verdadeiros passes açucarados pro gol de placa da sua mente. Passes pro delirar da geral da inteligencia, informações, dicas, deleites.

Vai, é só fazer!


CBF: Para que tudo continue como está

Pouca coisa mudará na CBF, principalmente a partir das primeiras declarações públicas do paulista José Maria Marin, que chegou ao cargo por ser o vice-presidente com idade mais avançada no momento. No alto dos seus 79 anos, o novo presidente deixou claro que assume a presidência de acordo com o estatuto da entidade e que cumprirá o mandato até o final para fazer – vale sublinhar – uma gestão de continuidade.
Por Irlan Simões.

Onde? No Outras Palavras.



Tendo treinado só duas grandes equipes na vida, Mano tem como título mais importante no currículo uma Copa do Brasil, além de dois estaduais gaúchos, um Paulista e dois campeonatos da Série B. Neymar, que tem uma carreira muito mais curta que o comandante, tem uma Libertadores, uma Copa do Brasil, dois Paulistas, um Sul-Americano pela seleção sub-20 de Ney Franco, e várias premiações de melhor jogador. Não sei se o treinador assiste a jogos no Brasil (talvez o campeonato russo lhe seja mais atraente, dadas as convocações de seu time), mas Neymar evolui a cada dia. Jogando aqui. Quem precisa de mais experiência mesmo, Mano?

Onde? No Futepoca.




Dica de Filme: Procurando Eric (Critica do site Omelete)


O lado humano de À Procura de Eric (Looking for Eric, 2009) fica nas mãos de Eric Bishop (Steve Evets), um carteiro que sofre de ataques de pânico. Em uma das primeiras vezes que teve um destes surtos, Bishop saiu de casa, deixando para trás sua jovem esposa Lily e a recém-nascida filha. Vários anos se passaram, a menina está prestes a se formar na faculdade, mas para isso precisa da ajuda de seus dois pais para ajudar a cuidar de sua filhinha enquanto termina sua tese de conclusão de curso.

(...) Além de fazer rir e emocionar, Loach e Laverty também aproveitam para tecer uma crítica ao atual estágio do futebol, em que clubes cobram fortunas de seus fãs, se tornam cada vez mais ricos e, consequentemente, elitistas, privando de suas arquibancadas o trabalhador comum, como os carteiros. E assim os dois provam mais uma vez que gostam e entendem de futebol.


Dica de Livro: Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro, 1902-1938 (crítica do Google Books)

Nova Fronteira, 2000 - 374 páginas
Footballmania faz parte da Coleção Histórias do Brasil que procura divulgar estudos relevantes da pesquisa histórica produzidos no país nos últimos anos. O historiador Leonardo Affonso de Miranda Pereira toma o futebol como objeto de estudo, analisando suas origens, seu início no Brasil e o seu significado para a expressão do nacionalismo brasileiro. O livro traça um panorama do futebol no Brasil, desde a sua chegada em 1902 até a sua consagração na Copa do Mundo de 1938, observando a perda da sua inicial marca elitista, que é também evidente no processo que determinou a mudança do 'football' para o abrasileirado 'futebol', e os elementos que o transformaram em prática marcante da cultura local, fazendo com que todo brasileiro se sinta um craque ou um técnico em potencial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gingaê!