sexta-feira, 6 de abril de 2012

Assistência - Passes pra gol da semana - 06-04


Dicas de leituras, Cinema, Livros que são verdadeiros passes açucarados pro gol de placa da sua mente. Passes pro delirar da geral da inteligencia, informações, dicas, deleites.


Vai, é só fazer!

Libertadores – Agora é rezar


O Flamengo reflete em campo o que vem sendo a administração da senhora Patrícia Amorim. Não é a primeira vez que falo isso aqui na coluna, mas a cada jogo, cada frustração, cada decepção, cada eliminação, aumenta minha certeza e a revolta com essa gente que anda comandando os rumos do meu amor maior.


Onde? No Donas da Bola


O moicano e o torniquete

O jogo decisivo entre Inter e Santos acabou não sendo tão determinante para a classificação do grupo 1 – na verdade, até deu certo ALENTO ao The Strongest, ainda vivo na luta por uma vaga. Mas não há como negar que, de fato, foi um partidaço, não tanto por lampejos e brilhaturas, mas pela tensão permanente, pela rispidez e pela imprevisibilidade do início ao fim, justamente concluído com o empate em um golo.
Onde? No Impedimento


O filme é baseado no livro The Damned Utd, um best seller de David Peace e retrata a breve e turbulenta passagem do célebre treinador inglês Brian Clough (personagem interpretado por Michael Sheen) pelo Leeds United, carregada de brigas de ego e intrigas e desenrola-se em uma narrativa não linear, repleta de flashbacks e de licenças poéticas.
Até chegar ao Leeds, Clough, um ex-artilheiro, havia angariado respeito como técnico do minúsculo Derby County ao conseguir a façanha de levar o time da obscuridade das últimas posições da segunda divisão inglesa até o título da mesma e, alguns anos depois, ao título da divisão de elite em 1972.

Clough acreditava no futebol arte, na essência do esporte e comandou carismaticamente os jogadores, muitos deles reforços medianos e baratos indicados com precisão por seu assistente Peter Taylor, seu grande parceiro de casamata.Durante os anos vitoriosos no Derby County, Clough desenvolveu antipatia pelo jogo truculento do Leeds e pelo técnico deste, Don Revie, pessoa que admirava até sentir-se esnobado no primeiro encontro, e tomá-lo, desde então, como seu rival.

O filme termina com imagens reais de Clough e Taylor voltando ao sucesso após algumas desavenças, trabalhando no Nottingham Forest – pequeno clube da segunda divisão que, com eles, seria campeão inglês (à semelhança do que fizeram no Derby) e também duas vezes na Copa dos Campões da UEFA.Clough, falecido em 2003, é considerado o maior treinador inglês a não ter comandado a seleção de seu país e uma das figuras mais folclóricas do esporte, pois falava o que lhe dava na telha, não resistia a uma briga e adorava um holofote.




Cada torcedor, independente do time, guarda na memória e no coração um ano que fica marcado para a história. Seja por um título importante ou por um esquadrão, esse torcedor sonha acordado ao lembrar do que presenciou. Para a maior torcida do Brasil, esse ano é o de 1981. Sabendo disso, o jornalista dos canais ESPN, Eduardo Monsanto, pesquisou a fundo os 365 dias mais gloriosos do Fla. Desde a guerra que foi a Taça Libertadores, à consagração em terras japonesas ao golear o Liverpool, até então o grande campeão da Europa. Em “1981 – O ano rubro-negro” você saberá de histórias marcantes, engraçadas, curiosas e dramáticas que envolveram Zico, Júnior, Adílio, Nunes e cia. Quem viveu aquele ano se lembrará do quão emocionante ele foi. Para quem não era nascido ou era muito pequeno, conhecerá uma das páginas mais bonitas e gloriosas da história do futebol brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gingaê!